domingo, 12 de maio de 2013

TOP Dicas para se preparar para o ENEM

Oi, galera! 

Ótimas notícias: conseguir passar em mais quatro universidades federais em Medicina, agora são 8 (UNIR, UFS, Unifap, UFCG, UFAL, UFPB, UFF e UFRJ)! Uhuul! Bom,  como passei pelo Enem 2011 e 2012, várias pessoas perguntaram-me sobre a minha preparação para o maior exame do Brasil. Esse é o tema do post de hoje.



Essas são as minhas melhores dicas:

1. Faça todas as provas do ENEM, do antigo e, principalmente, do novo. Essa é a mais clichê das dicas, contudo é uma das mais importantes. Muitos vestibulandos ignoram esse elemento imprescindível para quem quer alcançar as notas mais altas. Ao fazer as provas, você perceberá exatamente o que é cobrado do candidato, e como o conteúdo é abordado. Há milhares de sites onde você pode baixar as provas, eis aqui o do Brasil Escola.

2. Faça todos os simulados possíveis, presencias ou online. Assim como o item anterior, fazer mais provas e simulados permite a você treinar o seu tempo. Como a maioria do candidatos dizem ao final dos dois dias de maratona do ENEM: "Eu sabia fazer as questões, o que faltou foi tempo!"
Aí tem aquele pessoal que chora, que se desespera e blá-blá-blá. Para melhorar o tempo, faça as provas sempre que puder com cronômetro. É óbvio! Diga a todos em casa que você vai fazer um simulado, vá para um lugar reservado, de preferência com as provas impressas. Quanto mais real for a situação simulada, melhor os resultados. Empresas como a Geekie-Estadão oferecem simulados nacionais e gratuitos.

3. Use a internet para procurar materiais de estudo online. Algumas apostilas e livros, me ajudaram em especial no último ano. Foram fascículos do Sistema de Ensino Farias Brito e  os livros da Coleção "Passe fácil no ENEM" de Raphael Gouvea, disponibilizados gratuitamente pelo "Projeto Medicina", um portal extraordinário, criado por Júlio Sousa, que tem integrado milhares de vestibulando de Medicina e outros cursos também. O link é este. Nesses materiais, você encontra um conteúdo de altíssima qualidade para o ENEM, e também um modo de resolução de questões, que eu comprovei, assim como vários colegas, para otimizar seu tempo de prova RADICALMENTE.

4. Procure sempre usar bons livros. Estudei parte do meu ensino médio em escolas públicas, por isso sempre preferi usar livros à apostilas. Eu indico os seguintes:

Biologia: Amábis e Martho, livros separados, 1,2 e 3.
Química: Ricardo Feltre, livros separados, 1,2 e 3.
Física: Tópicos de Física, livros separados, 1,2 e 3.
História do Brasil: Cláudio Vicentino, este.
História Geral: Cláudio Vicentino, este.
Geografia Geral e do Brasil: Eustáquio de Sene; Lygia Terra "Conexões".
Matemática: Gelson Iezzi, volume único.
Sociologia: Pérsio Oliveira "Introdução à Sociologia".
Filosofia: Maria Lúcia de Arruda aranha, "Filosofando".
Português: José de Nicola, livros separados, 1,2 e 3.

5. Preste atenção nas provas que valem mais. Ao contrário do que muitos pensam, as provas do ENEM tem, sim, valores diferentes. Português não vale a mesma pontuação que Matemática, é fato. Isso ocorre, devido ao desvio padrão e o método do TRI (Teoria de Resposta ao Item). As provas que valem mais são, em ordem decrescente: Redação (a única em que se atinge nota máxima), Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. Portanto, se na hora da prova você estiver com pouco tempo, deixe de ler aquele texto enorme de português e responda aquelas questões de Matemática, que em geral são mais simples, e a maioria deixa em branco. Isso faz total diferença. É por isso que tem gente que faz 150 questões, quase fechou Humanas e Linguagens, com uma nota mediana, e gente que faz 140 questões, quase fechou Matemática e Natureza, com uma nota significativamente superior. Isso aconteceu comigo. Nos últimos dois anos eu fiz 150 questões: no primeiro, atingi 43 questões em Humanas, e só 32 em Matemática; no segundo, atingi 37 em matemática, e 35 em humanas (aumentei nas outras duas). Isso permitiu um crescimento notável na nota, mesmo sem considerar o meu aumento de 100 pontos na redação. Antes que perguntem, minhas notas foram 748,9 e 781,92.

6. Faça uma redação por semana e leve para um bom professor corrigir. Bom, uma redação (ou mais) por semana é o ideal, porque quanto mais você se aperfeiçoa na dificílima tarefa de dissertar em pouco tempo, melhor. Escreva com cronômetro do lado, tentando atingir no máximo uma hora. O tempo é precioso para você não deixar de responder uma questão. Esse é o pulo do gato para quem quer passa e não "bater na trave". Procure escrever num modelo idêntico ao usado nas provas, mesma quantidade de linhas e tamanho. Imprima mesmo. Planeje sua redação antes de começar a escrever, essa parte da redação é importantíssima para escrever mais rápido. Faça Rascunho sempre, releia antes de passar a limpo para minimizar os erros. Procure um professor que corrija sua redação e discuta sempre o erros com você. Tenha sempre uma postura, perguntando sempre o que você pode fazer para chegar à nota 10, ou 1000 (rs), como você poderia melhorar. Eles vão te ajudar nesse crescimento. Mostre sua redação também a seus colegas, nada de ter vergonha. Um novo leitor sempre pode trazer um ponto de vista interessante. É bom também, procurar exemplos de boas redações, como as disponibilizadas pela FUVEST todos os anos na internet.                

7. Mantenha-se atualizado. Procure boas revistas, jornais etc. As apostilas especializadas em vestibular do segmento "Guia do Estudante", editora Abril, são muito boas. No Facebook, você pode curtir as páginas de notícias e receber as atualizações diárias; fiz isso, e quando passam os telejornais, as notícias raramente são novas para mim.

8. Leia os clássicos da nossa literatura. Não é perda de tempo, mesmo. Acredite. Você ganha vocabulário, referência para falar de algum assunto e para fazer citações na redação, além de resolver com bastante facilidade alguma questão que se refira a um livro que você já leu. Há muitos filmes que podem enriquecer sua bagagem intelectual. Procure todas as formas de crescimento.

9. Foque na prova mais importante para você. Hoje em dia, um vestibulando pode fazer vários vestibulares sem ir muito longe. Mas se a universidade em que você mais deseja estudar usa mais o ENEM, por exemplo, não adianta gastar muito estudando assuntos como Geometria Analítica, que não são contemplados na prova. Atenha-se ao principal. Inclusive, Raphael Gouvea também escreveu um livro em que analisa as incidências do ENEM, tudo lá no Projeto Medicina. Foco!


10. Preste atenção nos prazos de inscrição, organize-se para não perder os pagamentos, não chegar atrasado e etc. É o mínimo. E não leve uma feira no dia da prova rsrsrs, leve um lanche cheio de carboidrato e água.

11. Tenha uma rotina de estudos. Estude sempre no mesmo horário, acostume seu corpo ao estudo intenso, de preferência manhã e tarde, evitando as madrugadas, que devem ser de 8 horas de sono. Pratique exercícios físicos algumas vezes na semana, namore, divirta-se também. Ninguém consegue estudar pesado vários meses (sem pirar) se não tiver uma válvula de escape. Alimente-se bem, evite coisas como energéticos e remédios para se manter acordado. Somos humanos!



Termino esse post com um ensinamento de um professora maravilhosa que eu tive:
"O que leva você de onde está para onde quer ir é uma mudança de comportamento."

Bom trabalho e boa sorte.
Por hoje é só.


Iuri Adônis

19 comentários:

Anônimo disse...

muito bom Iuri :) dicas excelentes ass. Hendel

Larissa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fanfics da Laila disse...

Adorei as dicas.Obrigada e parabéns =)

Claudio Tavares disse...

Muito boas dicas, cara. Parabéns pelo sucesso e a humildade de ajudar os colegas, o mundo precisa de pessoas altruístas e enérgicas como você, valeu!

vania disse...

obrigada pelas boas dicas!

Anônimo disse...

Muito boas essas dicas, mas eu to com medo de fazer o enem, por ser a primeira vez que vou fazer.

Aimee Amorim disse...

Pura generosidade...ahh se todos que soubessem mais fossem assim como você...ajudou bastante...obrigada , que o Senhor te abençoe!

Deby Matias disse...

Adorei! Sucesso no blog ;)

profª Arlete Oliveira disse...

Parabéns por socializar com todos os que desejam o mesmo sucesso que você alcançou.

Anônimo disse...

Adorei suas dicas cara! Vai me ajudar muito. @_jhonyalves

Anônimo disse...

perfeito, é assim mesmo...

Anônimo disse...

Wow! Faltando apenas 8 dias pro Enem, fico muito feliz que boa parte das dicas que tu apresentaste, estou conseguindo seguir fielmente, principalmente na parte de redação e de fazer as provas anteriores. Muito obrigado pela dica das provas que pesam mais como matemática e natureza, não tinha mesmo prestado atenção nisso. Ajudou bastante!
Então, sucesso no blog e sucesso no curso. :)
Ass: Lucas Gesta.

Iuri Adônis disse...

Obrigado gente, é um prazer ajudar! Sucesso a todos!

Anônimo disse...

Que dicas incríveis e quanta generosidade Iuri, vou usar para o enem 2014!!!

Matheus de Oliveira disse...

Assista um video e saiba como passar no Enem ,acessando esse LINK:http://bit.ly/video-enem

Matheus de Oliveira disse...

Assista um video e saiba como passar no Enem ,acessando esse LINK:http://bit.ly/video-enem

Matheus de Oliveira disse...

Assista um video e saiba como passar no Enem ,acessando esse LINK:http://bit.ly/video-enem

Matheus de Oliveira disse...

Assista um video e saiba como passar no Enem ,acessando esse LINK:http://bit.ly/video-enem

Dicas para o Enem disse...

top pessoal

pessoal vejam nosso blog,nos siga lá topdicasparaoenem.blogspot.com.br

Postar um comentário