terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto Ficha Limpa e o porquê dessa polêmica

1. O que é? 
  O projeto ficha limpa é um projeto de iniciativa pública patrocinado pela OAB e pela CNBB, que será sancionada pelo presidente, estabelece que pessoas condenadas por corrupção eleitoral, por compra de voto ou por gastos ilícitos de recursos de campanha ficam inelegíveis por oito anos, assim como detentores de cargo na administração pública condenados em órgão colegiado (grupo de juízes) por abuso de poder econômico.

2.Qual é a polêmica?
     Ao ser redigido o projeto inicial previa a não-eleição de candidatos com a ficha suja antes e após da data da aprovação desta, o que era esperado por aqueles que puseram seu nome no abaixo-assinado. Porém ao ser aprovado pela Câmara e pelo Senado no dia 19 de Maio, mudanças significativas foram feitas no texto original pelo senador Francisco Dornelle(PP-RJ), fazendo com que a restrição que essa lei impõe, afete somente as eleições futuras e candidatos que forem condenados daqui para frente. A Advocacia Geral da União insiste na aprovação do texto em sua forma original.

3. Para que serve?
     Bom, obviamente, será uma medida a longo prazo e que não terá efeito significativo (pelo visto, só um milagre) nas tão próximas eleições. Mas eis alguns motivos para considerar um grande avanço essa aprovação:
   Primeiro, esse projeto de lei foi uma iniciativa pública. Apenas cinco projetos deste tipo tornaram-se lei. Segundo, as condenações futuras serão afetadas. Uma lei não pode ser feita para prejudicar pessoas que cometeram ações que após a aprovação da mesma tornaram-se crime. Imagine
 que você tem um vizinho cospe na sua calçada todos os dias. Um dia uma lei torna essa cuspida em sua calçada crime, seu vizinho não poderá ser preso, apenass se cuspir novamente. É mais ou menos assim que funciona.


Colaboradora: Thaís Menezes.


Por hoje é só. Até mais.

Iuri Adônis

17 comentários:

Fabiano disse...

apesar de ser um avanço no que se refere a polític, o projeto ainda tem algumas brechas para que os maus políticos (a grande maioria) ainda consigam safar-se da justiça. o jeito é aguardar a decisão do nosso excelentissimo presidente ao sancionar a lei. se bem que como ele nunca sabe de nada, vai assinar e pronto.

Erzsébet disse...

Se não me engano, existe aí uma confusão com a gramática, que abre uma brexa para interpretações diferentes, para, no mínimo fazer com que o projeto vingue apenas após essas eleições. Eles votaram por pressão, mas sempre tem aquele velho jeitinho brasileiro... Enfim, é esperar pra ver...

Flaemmchen

Coisas de Mayara disse...

brasil devia ser como na china :D - lá corrupção é morte , os politicos morrem de medo.uma vez um pediu arrego (com certeza devia ter se envolvido em alguma corrupção )

Wander Shirukaya disse...

O que eu acho triste nisso tudo é tr de existir lei proibindo votar em corrupto. :(
No mais, q venha para trazer algum beneficio.

X disse...

Ah, a politica no Brasil não tem jeito não. Essa história é antiga e acho que nunca vai mudar. Desde a republica velha a corrupção é uma caracteristica dos politicos, será que uma lai vai mudar isso?

Má, se corrupção desse morte aqui no Brasil, estavamos sem nenhum politico. rsrsrs

Gostei do blog.

Leonardo Roos disse...

Ah, a politica no Brasil não tem jeito não. Essa história é antiga e acho que nunca vai mudar. -2

Gostei do seu blog

de Uma Olhadinha no meu http://blogdohuumor.blogspot.com/

Bárbara Cristina disse...

Gostei desse projeto!!E gostei muito do seu blog!Também estou te seguindo : ) vou sempre visitar ^^
=**

Anônimo disse...

Gosteii e super apoio esse projeto.

E vamos ver se assim o Brasil vai pra frente.
Ou tentar pelo menos

Unknown disse...

gostei do post
e do projeto tbm
^^

Super.Ligado - Humor & Curiosidades ! disse...

projeto ficou otimo !

www.superligado-blog.blogspot.com

spectromgm disse...

Pois é, aprovaram esse projeto mas não teve multidões saindo nas ruas com as caras pintadas... É isso que ainda está faltando no Brasil.
Gostei do seu blog, você escreve bem!
Abraço
-
-
-
(se puder, e, principalmente, se quiser, passa no meu...)

Iuri Adônis disse...

Passo sim. se quiser que eu siga é só me seguir. aceito Parcerias tbm.

Anônimo disse...

triste a politica do Brasil

Nicole Delucca Linhares disse...

É... essa é a política do nosso país. Mas sabe, se conseguirem aprovar e colocar em prática, mesmo que seja a médio prazo já vai ser alguma coisa... infelizmente...
Faça-me uma visita! http://lugaresromnticosquejfui.blogspot.com/
Abraços,
Nicole.

Andrade Júnior disse...

concordo plenamente, esses fdp só querem nos roubar, se ao menos fizesse algoo pufff...

Anônimo disse...

concordo com o projeto, mas sempre existem os se, SE isso fosse aprovado realmente , SE fosse posto em pratica, SE respeitassem projeto, isso é fato.

Isaque Santos disse...

Eu não vejo essa "santidade" toda nesse projeto não;
Primeiro, porque ele, provavelmente, vai servir como um tapa buracos para os senadores mais sutis, que a primeira acusação, apontarão para o projeto e para a forma com que defenderam a sua aprovação;

Segundo, porque nem todos serão "afetados" por esse Anti viruz da política, muito mais os políticos que fizerem parte do partido do futuro presidente(a).

-

Ele é bom?

Em tese, SIM. Na prática, só vamos ver com um tempo.

Bom blog, abraços!

Postar um comentário